O que são Métricas de Vaidade?

Métricas de Vaidade

Afinal o que é isso? As métricas também usam batom? Vão ao salão de beleza? 

Calma, não é nada disso que você está pensando, continue lendo este artigo e entenda o significado dessa expressão…

Esse é um daqueles assuntos bem polêmicos…⁣

As métricas de vaidade são, em suma, números ou dados de ações que são monitorados, mas não servem para a tomada de decisões. Isso não significa que eles não apresentam nenhuma utilidade, mas são coletados, muitas vezes, à toa, porque não ajudam a elaborar estratégias efetivas.⁣

O número de likes no Facebook é um dos exemplos mais usadas. Quantas curtidas há em seu post, quantos likes seu vídeo tem ou quantos inscritos seu canal do YouTube reúne. Nada disso revela seu alcance efetivo, ainda mais considerando que o Facebook e o YouTube têm entregas orgânicas cada vez menores.⁣

O fato é que a quantidade de curtidas em cada post não vai ajudar muito na tomada de decisão. O mesmo vale para a quantidade de downloads, no caso de aplicativos.⁣

Será que todo mundo que baixa o seu app realmente o utiliza? 

Outra entre as métricas de vaidade recorrentes entre infoprodutores é o tamanho da lista de e-mails. Quando isolado, não impacta em seus resultados finais, e o mesmo vale para o percentual de abertura, que varia muito e não pode ser considerado, na ponta do lápis, bom ou ruim.⁣ Ou seja, de nada vale ter uma lista de e-mail fria com uma taxa de abertura baixíssima.

Afinal, o que devo levar em consideração?

Como vimos, as métricas de vaidade de forma isolada não tem muita utilidade. Número de cliques no post, número de seguidores da sua página, número leads da sua lista. Ter quantidade e não transformar isso em resultados pro seu negócio, serve apenas para alimentar o seu ego.

Aí eu te pergunto: é melhor ter o ego inflamado ou ter dinheiro no bolso?

Mas, então, o que considerar?

Considerando o Instagram como exemplo, no lugar do número de likes, seguidores, compartilhamento e comentários, talvez uma métrica de pontuação mais útil seja o alcance, ou seja, quantas pessoas foram atingidas pela sua ação.

Considerar também o objetivo daquela publicação é uma excelente ideia. Se tinha links externos, quantas pessoas saíram e concluíram determinada ação na sua landing page? Se era um vídeo, quantas pessoas assistiram até 75%, ou seja, viram quase todo o conteúdo?

Em relação a aplicativos, quantas pessoas estão efetivamente usando o software? Ou melhor, quantas migraram da versão gratuita para a paga?

Para os infoprodutores de plantão: ao invés de se limitar ao tamanho da sua lista de e-mail, monitore a taxa de abertura e identifique quantos destinatários realmente seguiram as instruções da mensagem.

Ao invés de considerar quantas pessoas clicaram no seu anúncio, verifique quantas seguiram suas orientações, viraram leads ou converteram. Os números de cliques, dependendo do contexto, também podem ser métricas de vaidade!

O resumo da obra é: cuidado com os números que você acompanha! Sempre que definir quais monitorar, reflita sobre os insights que poderá obter de cada um deles. Somente assim conseguirá se apoiar em dados efetivos para tomar suas decisões.

No final das contas, acompanhar métricas de vaidade faz parte e pode até ajudar em alguns casos, mas é mais importante não se apegar muito a elas, porque não revelam seu cenário real. Foque em metas reais!

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Até a próxima e grande abraço!

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