O que diabos é um lead? Lead é o nome de um Pokémon? É possível capturar leads com Pokébolas ou é melhor usar uma vara de pescar? Qual a relação entre leads e Pole Dance?
E aí ficou curioso? 🙃🤔 Então leia este posts de cabo a rabo e descubra tudo isso e muito mais, agora!!! 😌🙌
Senta que lá vem história…
Se você não tem a menor ideia do que é um Lead, não se preocupe, pois hoje suas dúvidas sobre esse assunto serão exorcizadas de uma vez por todas! ✝️🙅🙏😎
Mas para facilitar seu aprendizado, iremos iniciar este artigo contando uma história muito especial, talvez você se identifique com o relato abaixo:
Um dia João estava de boas acessando seu Instagram, quando de repente uma postagem chamou a sua atenção, com a seguinte chamada:
“Assista agora mesmo a uma SUPER AULA GRÁTIS de Pole Dance com o famoso instrutor Júnior Berinjela 🍆. Clique em SAIBA MAIS para assistir a sua aula gratuita!”
João sempre quis aprender Pole Dance, então ele não pensou duas vezes e clicou no botão SAIBA MAIS.
Após clicar no botão foi aberta uma página de captura solicitando que ele informasse seu nome e seu E-mail como pré-requisito para assistir à aula Grátis.
João forneceu seus dados e em seguida recebeu um e-mail com um link para assistir à sua tão desejada aula de Pole Dance.
João adorou o conteúdo da aula e ficou super satisfeito com a didática incrível e com o profissionalismo de Júnior Berinjela.
Após alguns dias ele recebeu mais uma aula grátis por e-mail, mas ao final dessa segunda aula algo diferente aconteceu… João recebeu uma proposta imperdível do Júnior Berinjela… 😍
Ao final do vídeo Júnior Berinjela apresentou seu curso online em vídeo aulas: Curso de Pole Dance Passo a Passo…
E João, conhecendo o excelente trabalho de Júnior Berinjela, não pensou duas vezes e comprou o curso online e realizou seu sonho de aprender Pole Dance.
E esse é o final da história: João feliz por ter aprendido as técnicas de Pole Dance e Júnior Berinjela satisfeito por transmitir seu conhecimento para mais uma pessoa e também por realizar mais uma venda do seu curso!
E aí, você se identificou com essa história? Alguma vez você já forneceu seu e-mail em troca de uma aula grátis ou de um E-book grátis, por exemplo?
Se você está se perguntando o que essa história tem a ver com o nosso assunto de hoje, então continue lendo este Post e descubra o que é um lead e como gerar leads é algo fundamental para fazer muitas vendas online! 😉🙌
P.S.: se você quiser aprender a dançar Pole Dance, como João aprendeu, então Clique no link abaixo e saiba como:
Pole Dance 🍆👯♀️👌
O que é lead?
Lead, em Marketing Digital, nada mais é do que um cliente em potencial, ou seja, é aquela pessoa que ainda não é seu cliente, mas pode vir a se tornar um por ter demonstrado interesse em seus produtos e serviços.
Mas como esse interesse é demonstrado?
Isso geralmente acontece quando o usuário preenche um formulário fornecendo seus dados de contato em troca do recebimento de um conteúdo de valor.
Esse conteúdo de valor pode ser a assinatura de uma newsletter, ou a entrega de um E-book grátis ou a disponibilização de aula gratuita, por exemplo. Perceba que esses materiais gratuitos funcionam como “iscas digitais” ou “imãs digitais” para capturar informações dos seus potenciais clientes.
De posse do E-mail do potencial cliente é possível usar estratégias de E-mail Marketing e alimentar seus consumidores com conteúdos de valor para posteriormente fechar vendas.
Em outras palavras, após fornecer seus dados, o lead passa a fazer parte do “funil de vendas” da empresa e é trabalhado pela equipe de Marketing e Vendas em esforços conjuntos visando o fechamento do negócio. Veja as etapas do funil de vendas na imagem abaixo:

Lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo, mas também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa em busca de mais informações sobre o seu produto ou serviço.
De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.
A geração de leads é fundamental para o sucesso de qualquer Negócio Digital, pois quanto mais leads você gerar maiores serão as chances de realizar vendas!💲🚀
Geração de leads e as etapas do Funil de Vendas
Você pode conferir na imagem a seguir o exato momento em que alguém se torna um lead no conceito do Inbound Marketing:

Diferente do Marketing Tradicional cuja estratégia principal era correr atrás do cliente, o Inbound Marketing usa a abordagem contrária, pois cria mecanismo para atrair o cliente até você.
Repare que, no início do ciclo de vendas, todos os usuários são estranhos/ desconhecidos (strangers); esse é o momento em que eles estão mais distantes de efetivamente se tornarem clientes.
O objetivo da primeira fase do Funil de Vendas é atrair desconhecidos, conquistando visitantes regulares e valiosos para sua empresa.
Para essas pessoas, o ideal é produzir conteúdo de topo de funil, responsável por atrair (attract) usuários por meio de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.
É a produção de conteúdo de valor que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.
Essa é a etapa do funil na qual mais se produz conteúdo. Para captar esse visitante, é necessário inserir um call-to-action (chamada para a ação), instigando-o a interagir com sua marca.
A segunda fase do Funil de Vendas visa converter visitantes mais engajados e estratégicos em leads, captando o contato dessas pessoa, conquistando visitantes regulares e valiosos para sua empresa. Para obter o contato do visitante é oferecida previamente uma isca digital.
Pronto, nesse momento você está de posse do e-mail do seu lead! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes acerca do tema do seu produto ou serviço.
É nessa etapa que deve ser produzido conteúdo de meio de funil.
Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação (close), na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado, estreitando a relação com a empresa.
É uma grande oportunidade para se firmar como autoridade no assunto e estabelecer um relacionamento de confiança com o potencial cliente.
Essa é a etapa na qual é produzido conteúdo de fundo de funil, e o lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.
O objetivo dessa terceira etapa do Funil de Vendas é transformar leads em consumidores (clientes) do seu produto ou serviço.
Nesse estágio, o formato do conteúdo costuma ser bastante diverso. Você pode utilizar textos, vídeos, webinars, infográficos, e-books, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, videoaulas, entre várias outras táticas.
Se a estratégia for bem executada, é possível transformar um lead em um cliente (customer) — e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.
Mas não pense que a execução da metodologia termina aqui!
Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar (delight) os clientes e torná-los promotores (promotors) da marca, ou seja, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre o seu negócio.
Então a última etapa do Funil de Vendas tem por objetivo oferecer a melhor experiência para seus clientes para fidelizá-los e torná-los defensores da sua marca.
Por hoje é só pessoal! Espero que você tenha gostado dessa matéria e que tenha tirado suas dúvidas sobre leads.
Deixe seu comentário e continue navegando no nosso Blog para receber mais posts como esse!
Até a próxima! Grande abraço! 😉🙌😊