O que é um lead? E qual a importância da captação de leads nas vendas online?

Funil de Vendas

O que diabos é um lead? Lead é o nome de um Pokémon? É possível capturar leads com Pokébolas ou é melhor usar uma vara de pescar? Qual a relação entre leads e Pole Dance?

E aí ficou curioso? 🙃🤔 Então leia este posts de cabo a rabo e descubra tudo isso e muito mais, agora!!! 😌🙌

Senta que lá vem história…

Se você não tem a menor ideia do que é um Lead, não se preocupe, pois hoje suas dúvidas sobre esse assunto serão exorcizadas de uma vez por todas! ✝️🙅🙏😎 

Mas para facilitar seu aprendizado, iremos iniciar este artigo contando uma história muito especial, talvez você se identifique com o relato abaixo:

Um dia João estava de boas acessando seu Instagram, quando de repente uma postagem chamou a sua atenção, com a seguinte chamada:

 “Assista agora mesmo a uma SUPER AULA GRÁTIS de Pole Dance com o famoso instrutor Júnior Berinjela 🍆. Clique em SAIBA MAIS para assistir a sua aula gratuita!”

João sempre quis aprender Pole Dance, então ele não pensou duas vezes e clicou no botão SAIBA MAIS. 

Após clicar no botão foi aberta uma página de captura solicitando que ele informasse seu nome e seu E-mail como pré-requisito para assistir à aula Grátis.

João forneceu seus dados e em seguida recebeu um e-mail com um link para assistir à sua tão desejada aula de Pole Dance.

João adorou o conteúdo da aula e ficou super satisfeito com a didática incrível e com o profissionalismo de Júnior Berinjela.

Após alguns dias ele recebeu mais uma aula grátis por e-mail, mas ao final dessa segunda aula algo diferente aconteceu…  João recebeu uma proposta imperdível do Júnior Berinjela… 😍

Ao final do vídeo Júnior Berinjela apresentou seu curso online em vídeo aulas: Curso de Pole Dance Passo a Passo… 

E João, conhecendo o excelente trabalho de Júnior Berinjela, não pensou duas vezes e comprou o curso online e realizou seu sonho de aprender Pole Dance.

E esse é o final da história: João feliz por ter aprendido as técnicas de Pole Dance e Júnior Berinjela satisfeito por transmitir seu conhecimento para mais uma pessoa e também por realizar mais uma venda do seu curso!

E aí, você se identificou com essa história? Alguma vez você já forneceu seu e-mail em troca de uma aula grátis ou de um E-book grátis, por exemplo?

Se você está se perguntando o que essa história tem a ver com o nosso assunto de hoje, então continue lendo este Post e descubra o que é um lead e como gerar leads é algo fundamental para fazer muitas vendas online! 😉🙌

P.S.: se você quiser aprender a dançar Pole Dance, como João aprendeu, então Clique no link abaixo e saiba como: 

Pole Dance  🍆👯‍♀️👌

O que é lead?

Lead, em Marketing Digital, nada mais é do que um cliente em potencial, ou seja, é aquela pessoa que ainda não é seu cliente, mas pode vir a se tornar um por ter demonstrado interesse em seus produtos e serviços.

Mas como esse interesse é demonstrado?

Isso geralmente acontece quando o usuário preenche um formulário fornecendo seus dados de contato em troca do recebimento de um conteúdo de valor.

Esse conteúdo de valor pode ser a assinatura de uma newsletter, ou a entrega de um E-book grátis ou a disponibilização de aula gratuita, por exemplo. Perceba que esses materiais gratuitos funcionam como “iscas digitais” ou “imãs digitais” para capturar informações dos seus potenciais clientes.

De posse do E-mail do potencial cliente é possível usar estratégias de E-mail Marketing e alimentar seus consumidores com conteúdos de valor para posteriormente fechar vendas.

Em outras palavras, após fornecer seus dados, o lead passa a fazer parte do “funil de vendas” da empresa e é trabalhado pela equipe de Marketing e Vendas em esforços conjuntos visando o fechamento do negócio. Veja as etapas do funil de vendas na imagem abaixo:

funil de vendas
Funil de Vendas

Lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo, mas também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa em busca de mais informações sobre o seu produto ou serviço.

De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

A geração de leads é fundamental para o sucesso de qualquer Negócio Digital, pois quanto mais leads você gerar maiores serão as chances de realizar vendas!💲🚀

Geração de leads e as etapas do Funil de Vendas

Você pode conferir na imagem a seguir o exato momento em que alguém se torna um lead no conceito do Inbound Marketing:

Geração de leads
Jornada de Compras do Cliente

Diferente do Marketing Tradicional cuja estratégia principal era correr atrás do cliente, o Inbound Marketing usa a abordagem contrária, pois cria mecanismo para atrair o cliente até você.

Repare que, no início do ciclo de vendas, todos os usuários são estranhos/ desconhecidos (strangers); esse é o momento em que eles estão mais distantes de efetivamente se tornarem clientes.

O objetivo da primeira fase do Funil de Vendas é atrair desconhecidos, conquistando visitantes regulares e valiosos para sua empresa.

Para essas pessoas, o ideal é produzir conteúdo de topo de funil, responsável por atrair (attract) usuários por meio de artigos cuja temática é ampla e atinge uma vasta quantidade de internautas.

É a produção de conteúdo de valor que trará um novo visitante (visitor) ao seu blog ou site.

Essa é a etapa do funil na qual mais se produz conteúdo. Para captar esse visitante, é necessário inserir um call-to-action (chamada para a ação), instigando-o a interagir com sua marca.

A segunda fase do Funil de Vendas visa converter visitantes mais engajados e estratégicos em leads, captando o contato dessas pessoa, conquistando visitantes regulares e valiosos para sua empresa. Para obter o contato do visitante é oferecida previamente uma isca digital.

Pronto, nesse momento você está de posse do e-mail do seu lead! Agora o visitante não apenas autorizou a conversação, mas solicitou ser provido de informações relevantes acerca do tema do seu produto ou serviço.

É nessa etapa que deve ser produzido conteúdo de meio de funil.

Porém, o trabalho apenas começou e, a partir de agora, inicia-se a etapa de aproximação (close), na qual o usuário é nutrido com conteúdo mais aprofundado, estreitando a relação com a empresa.

É uma grande oportunidade para se firmar como autoridade no assunto e estabelecer um relacionamento de confiança com o potencial cliente.

Essa é a etapa na qual é produzido conteúdo de fundo de funil, e o lead e a empresa estão a um passo de fechar um negócio.

O objetivo dessa terceira etapa do Funil de Vendas é transformar leads em consumidores (clientes) do seu produto ou serviço.

Nesse estágio, o formato do conteúdo costuma ser bastante diverso. Você pode utilizar textos, vídeos, webinars, infográficos, e-books, apresentações de slides, podcasts, tutoriais, videoaulas, entre várias outras táticas.

Se a estratégia for bem executada, é possível transformar um lead em um cliente (customer) — e, como sabemos, um cliente é a base da sobrevivência de uma empresa.

Mas não pense que a execução da metodologia termina aqui!

Nessa etapa, é preciso continuar a produzir conteúdo para encantar (delight) os clientes e torná-los promotores (promotors) da marca, ou seja, defensores que terão a função de espalhar boas referências sobre o seu negócio.

Então a última etapa do Funil de Vendas tem por objetivo oferecer a melhor experiência para seus clientes para fidelizá-los e torná-los defensores da sua marca.

Por hoje é só pessoal! Espero que você tenha gostado dessa matéria e que tenha tirado suas dúvidas sobre leads.

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Até a próxima! Grande abraço! 😉🙌😊

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