O MEDO VENDE

USE O MEDO A SEU FAVOR

Este post não é para pessoas sensíveis e nem para aquelas que não aguentam a discussão de copy e persuasão…⁣⁣

Você não sabe como persuadir alguém a tomar uma determinada ação? 

Se você deseja guiar mais facilmente seu prospecto a seguir um caminho específico, despertar a emoção certa pode ser a melhor saída.

Inclusive, existe a célebre frase que diz: “O ser humano decide com a emoção e justifica com a razão.” 

O QUE NOS MOTIVA A AGIR

E há uma explicação científica pra frase supracitada, afinal, o cérebro reptiliano é a região do nosso cérebro responsável pela tomada de decisão e lida com nossas emoções mais primitivas

Normalmente costumamos acreditar que as emoções são irracionais e que conduzem a uma má tomada de decisão, o que, por sua vez, pode levar a concluir que as emoções não servem de nada. 

No entanto, esse é um grave erro. As emoções têm um papel fundamental na vida dos seres humanos, pois os ajudam a modular o comportamento e agir rapidamente nas situações necessárias. 

E não para por aí, se estamos aqui hoje pra contar história, devemos isso às emoções. Sabe por quê?

Há milhares de anos os seres humanos que sobreviveram foram aqueles que agiram rapidamente, de maneira automática, diante de situações de perigo. 

Esse instinto de sobrevivência nos foi transmitido de geração em geração, e se mantém presente em nós até hoje.

LISTA DE EMOÇÕES BÁSICAS DO SER HUMANO

As emoções mais significativas são denominadas como emoções básicas:

  • Surpresa
  • Nojo
  • Medo
  • Felicidade
  • Tristeza
  • Ira

Essas emoções são parte do desenvolvimento natural de cada ser humano e são iguais para todos, independente do entorno individual, social e cultural. 

Mas existe uma emoção que se destaca em relação às outras.

O MEDO

Essa é a emoção mais estudada pelos investigadores em humanos e animais. O medo é um estado emocional negativo e adverso produzida para evitar e escapar de situações perigosas. 

Como mencionamos anteriormente, o medo está presente em todos os seres humanos. É um mecanismos para adaptar as pessoas ao entorno e aos perigos envolventes, sua função é proteger diante de situações de risco. 

O medo se ativa quando detecta uma ameaça, fazendo com que você encontre maneiras de sair da situação. 

Essa ameaça pode ser contra sua integridade física ou sua vida, bem como sua reputação, autoestima ou segurança, em função das ideias e crenças que você tenha a respeito. 

Dessa forma, o medo é uma emoção que reage de acordo com os seus filtros mentais, ou seja, o medo te ajuda a se afastar de um acontecimento que você não está preparado para enfrentar.

O medo é um legado evolutivo que tem um evidente valor de sobrevivência.

Essa emoção básica é útil para preparar o corpo e provocar comportamentos de sobrevivência na presença de situações potencialmente perigosas. Também ajuda a aprender novas respostas de proteção.

SEM MEDO MORREMOS

O que aconteceria se não existisse medo? 

Como dito antes, o medo tem a função fundamental de assegurar a sobrevivência, se as pessoas não tivessem medo iriam morrer. 

Sem medo, as pessoas atuariam de forma imprudente e colocariam suas vidas em risco, por isso, provavelmente iriam morrer. 

Por essa razão, o medo tem uma grande importância pois atua como regulador da conduta, avisando dos perigos.

MEDO NO COPY

Esta é uma das emoções mais usadas no Copywriting: o Medo

O medo da perda tira as pessoas da zona de conforto como nenhuma outra emoção, ela impele e motiva as pessoas a agirem, de maneira instintiva.

Inclusive, o ser humano tende a agir mais pelo medo de perder algo do que pela promessa de um ganho.

Uma forma de usar essa emoção no seu copy, é mostrando tudo aquilo que seu prospecto estará deixando de lado, abrindo mão, perdendo, se optar por não adquirir o produto ou serviço que você estiver ofertando. 

E que a falta de atitude nesse exato momento vai comprometer ainda mais o problema ou a dor atual que está afligindo o prospecto.

CUIDADO, AQUI MORA O PERIGO!

Porém, “o tiro pode sair pela culatra” se você usar essa emoção da maneira errada.

O medo, por si só, é um forte aliado do seu copy, mas em algumas ocasiões pode ser um problema. 

Mas, quando o medo é um problema? 

Quando dispara no seu prospecto 3 reações indesejadas (Freeze, Flight ou Fight)! 

Aqui estão algumas das consequências e reações indesejadas que o medo pode gerar no seu copy:⁣⁣

#Paralisia [Freeze]: Essa é a sensação de congelamento, onde quem lê ou ouve seu copy trava. Cria impacto absurdamente forte no início e abandono rápido, e o prospecto não passa da Headline.⁣⁣ 

#Fuga [Flight]: O medo também traz o consigo o risco do abandono. Sua abordagem, embora impacte, pode soar pesada demais e causar desconforto a ponto de fazer o prospecto abandonar o copy.⁣⁣⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

#Luta [Fight]: Toca em pontos considerados “sagrados” ou “valiosos” que criam reações negativas no leitor.⁣⁣ Aqui não há abandono, mas é criada a contestação ou a violência… Tipo: “besteira, isso é balela ou qualquer tipo de xingamento.” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

COMO EVITAR OS 3Fs?

Ok… mas como usar o medo no seu copy e não passar pelos 3Fs?⁣⁣

Esqueça o terror e use o suspense!⁣⁣

No terror o impacto é na hora, no momento zero o “capiroto” já tá lá… É o tal do Clickbait do mal… Aquele tipo de manchete que não faz você prosseguir ou faz você se revoltar.⁣⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

No suspense as coisas vão evoluindo até o momento em que há uma escolha, (ou a falta dela). 

Um exemplo de 3Fs ou terror [terrorismo], seria o péssimo copy: “Seu filho pode morrer se comer isso.” (Sim, já vi essa monstruosidade publicada em uma campanha gringa).⁣⁣⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

Pausa… esse último exemplo 3Fs causa revolta mesmo… mas continue…. 

Um exemplo de Suspense que poderia ser utilizado para mesma página seria “Os 7 alimentos que prejudicam a saúde de seu filho, que você deve cortar imediatamente…”⁣⁣

Assim fica bem melhor, concorda?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

Entendemos a diferença entre terror e suspense, certo? Então vamos pra parte 2.⁣⁣

APLICANDO SUSPENSE NO SEU COPY⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

Lembra que o suspense começa leve e depois vai se intensificando até uma escolha ou falta de escolha?⁣⁣

Depois que você iniciou a sua carta ou vídeo…. depois que você mostrou o problema, você intensifica. Mostre quais são as consequências que não resolver o problema causa.⁣⁣⠀⠀⠀⁣⁣

Fatos, provas, argumentos entram aqui… Você usa o medo dando um alerta e intensificando com fatos e provas ao longo do copy e não em uma frase de início.⁣⁣ Para só depois propor uma solução!⁣⁣

Por exemplo, se estiver atuando no nicho de insônia você poderia trazer à tona no seu copy vários problemas que a falta de sono pode acarretar na vida da pessoa.

Primeiro mostre uma série de matérias e estudos que diziam coisas, como: 

“Falta de sono leva a doenças e encurta a vida, mostram estudos” 

“Noites em claro podem causar distúrbios psiquiátricos” 

“Estamos dormindo cada vez menos horas e o resultado desse hábito é desastroso para a saúde”

“Insônia pode ser causa (e não sintoma) da depressão” 

Depois comece a mostrar como essas coisas podem destruir a vida de quem sofre de insônia: 

“Como você pode ver, dormir mal pode levar a uma série de complicações na saúde, além de encurtar sua vida. 

Se você sofre com a insônia deve saber bem como é conviver com sinais de cansaço, falta de atenção, estresse e desmotivação. 

Mas não é só isso… Não ter a quantidade de horas necessárias de sono pode levar você a um problema chamado… “Síndrome do Sono Insuficiente”. E essa síndrome pode desencadear um desbalanço metabólico e acabar fazendo com que outros problemas apareçam.”⠀⠀⠀⠀⠀⠀⁣⁣

Apenas depois de apresentar toda essa problemática e despertar o medo no prospecto, é que você deve apresentar a solução do problema.

Use com ética o que você aprendeu.⁣⁣ Nunca minta ou tente enganar a sua audiência.

Use fatos e informações verdadeiras, baseados em fontes de pesquisas confiáveis.

E o mais importante de tudo: venda apenas produtos que cumpram o que prometem.

Espero que você tenha curtido a matéria de hoje!

Aproveite pra compartilhar esse conteúdo com um amigo que precisa aprender isso.

Até a próxima e grande abraço!

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