11 (onze) pecados capitais que você nunca deve cometer no Instagram

11 Pecados capitais que você nunca deve cometer no Instagram

No “Dicas Digitais” de hoje vamos revelar 11 (onze) pecados capitais que você não deve cometer ao usar o Instagram!

Diz uma coisa pra gente, você foi uma criança comportada ou era o “cão chupando manga”? 🤔 É bem provável que alguma vez na vida você já tenha ficado de castigo por ter desobedecido seus pais, certo?

Ok, você não é mais criança, porém o Instagram pode colocar você de “castigo“, caso descumpra alguma das políticas de comportamento criados por esse aplicativo. Isso pode ser novidade pra você, mas há coisas que você nunca deve fazer no Instagram. Seja um perfil comercial ou não.

Existem certas práticas inadequadas que podem prejudicar o engajamento do seu Instagram, o bloqueio de certas ações (como seguir, deixar de seguir, curtir, fazer postagens e etc) e na pior das hipóteses ter sua conta banida do Instagram. 😱😱

Inclusive, uma dessas coisas que iremos recomendar que você não faça em seu Instagram ajuda a manter a sua segurança e privacidade. Portanto, para saber quais são esses 11 pecados que você nunca deve fazer no Instagram, continue lendo!

1- Utilizar conteúdos alheios e não creditar

Consta nos termos de uso do Instagram que é crime usar publicação de outra pessoa e não creditar. Caso a pessoa descubra e denuncie por uso indevido de imagem, quem postou sem autorização ou sem creditar a postagem pode acabar perdendo sua conta do Instagram a depender de como a rede social tratar o caso.

Contudo, é algo que não deve ser feito nunca no seu perfil do Instagram. “Ah, mas tem muitas pessoas que fizeram isso e não aconteceu nada com elas”. Se coloque no lugar da pessoa e pense se você gostaria que pegassem um trabalho seu, algo que você teve cuidado em produzir, para outro ir em seu perfil e postar como se fosse dele.

Por isso, é melhor produzir conteúdos autorais e criar suas próprias artes para evitar qualquer problema.

Mas caso você queira fazer uma parceria e publicar postagens do perfil de outra pessoa, utilize o aplicativo Repost For Instagram. Esse aplicativo é gratuito e basta pesquisá-lo no Google Play Store e em seguida baixá-lo no seu celular, para fazer uso das suas funcionalidades.

Com esse app você pode salvar e “repostar” fotos e vídeos no Instagram com legenda. Você deve manter o crédito do criador do conteúdo original quando “repostar” para respeitar os direitos dos usuários do Instagram. 

Reforçando, nunca use um post de outra pessoa sem creditar o perfil de origem, pois isso vai de encontro às políticas do Instagram e pode ser motivo para bloquear ou banir a sua conta.

2- Modificar a legenda nas primeiras horas após postagem

Você não quer que aquela postagem que você publicou tenha um engajamento baixo. Então, é melhor não modificar a legenda nas primeiras horas após postagem.

Para evitar mexer na legenda e na localização, que são recursos que se alterados ou aditados nas primeiras horas de postagem podem diminuir o engajamento de sua publicação, analise com cuidado antes de postar.

Verifique se está tudo correto, se não tem palavras erradas ou faltando, se a localização está correta. Observe bem umas 3 vezes, no mínimo antes de publicar para que não precise mexer em nada depois.

Feito isto, você evitará que sua postagem tenha um alcance baixo para os seguidores e o Instagram entregará para mais pessoas visualizarem sua imagem ou vídeo.

3- Foto com qualidade baixa

Dizem que fotos tiradas do celular são mais propensas a serem mostradas aos seguidores pelo Instagram. Porém, isto serve mais para perfis pessoais, pois os comerciais devem ter imagens e vídeos de alta qualidade.

Não que uma imagem fotografada através de um celular tenha uma baixa qualidade, mas a depender do celular, a imagem pode perder um pouco da qualidade ao ser postada.

Por isso, se você possui uma empresa online, evite ao máximo tirar fotos do celular, mostre o quão profissional é e publique imagens de alta qualidade.

Claro que para essa regra há exceções e você deve analisar mais o que seu público deseja visualizar. Mas, no geral, uma boa qualidade de imagem sempre agrada mais os olhos do cliente.

4- Legendas clichês ou sem objetivos que conversem com o seu público

Produzir uma boa legenda é um trabalho complicado muitas vezes. Não é a toa que existem muitos artigos ensinando como criar uma boa legenda para fotos. Mas, não adianta por qualquer legenda somente para dizer que tem. Até porque, quanto menor for a legenda, maior será o engajamento para com o público.

Por isso, se deseja legendar uma publicação, escreva algo que case com a imagem ou vídeo que será postado. A maneira mais simples de escrever uma legenda é descrevendo e explicando a postagem. Tente este método, pois costuma funcionar bem.

5- Imagens em que não aparecem pessoas

Esta dica funciona, principalmente, para perfis pessoais. Se você deseja que seu perfil tenha um alto engajamento no Instagram, evite publicar imagens que não tenha pessoas, especialmente, você.

Se seu perfil tiver muitas fotos suas e você publicar uma foto do céu, por exemplo, o número de curtidas e comentários nunca será alto, pois o Instagram entende que seus seguidores querem ver fotos suas, já que é o tipo de publicação mais frequente.

Portanto, se você deseja que o Instagram entregue estes tipos de imagens que não contém pessoas, publique mais fotos deste tipo para que o algoritmo entenda que seu perfil não é somente de fotos suas.

6- Usar hashtags famosas que não casam com o conteúdo da publicação

O Instagram oferece o recurso do uso de hashtags em suas publicações. Hashtags são aquelas palavras-chave que vem logo após o símbolo “#”, o qual no mundo da música é conhecido como “sustenido”, mas também tem fama por ser o “jogo da velha” ou ainda “tralha”. No seu perfil você fala sobre moda e beleza, mas suas hashtags não deixam claro que seu segmento é este? Não cometa mais esse pecado!

Você nunca deve usar hashtags famosas que não casam com seu tipo de conteúdo somente para ter curtidas, pois muitas vezes, as pessoas irão visualizar sua publicação e perceber que não tem conexão com a hashtag usada.

Seu engajamento irá despencar desta forma. Então, para que isto não ocorra, você deve usar hashtags que casem com suas publicações e que falem sobre seu segmento que é moda e beleza, por exemplo. Feito isso, você terá um maior alcance de pessoas usando a hashtag correta para seu nicho.

7- Postar 3 ou mais fotos numa mesma hora

Eu já caí nessa besteira de publicar 3 fotos seguidas e sabe o que aconteceu? Apenas uma das 3 teve um bom alcance de comentários e curtidas, as outras duas imagens ficaram com um alcance muito baixo. Isso porque o Instagram notificou a maioria dos meus seguidores na primeira publicação e uma quantidade muito menor nas publicações seguintes, devido ao curto espaço de tempo entre elas. Então, se você deseja que mais pessoas vejam suas publicações, não poste uma atrás da outra.

Uma pergunta que recebemos muito é, quantas vezes por dia eu devo postar no meu instagram? A resposta é simples, depende do conteúdo! Se você tiver um um material de qualidade e relevante para os seus seguidores, então publique (sem exageros, por favor), mas caso não seja tão útil ou você esteja inseguro sobre ele, pare e repense no que quer postar, sua audiência confia cada vez mais em você, não perca essa confiança só para “ter algo no feed”.

Você pode se basear nas informações da sua conta comercial para entender os melhores dias e horários para publicar. Assim, terá muito mais clareza sobre quantas vezes, quando e como publicar. Outra dica, você pode postar em formato carrossel, que são mais de uma foto em apenas uma publicação.

Sabia que fotos em carrossel tem mais engajamento do que fotos únicas? Pense nisso, caso queira aumentar seu alcance na rede. 

8- Não colocar localização

Um erro gravíssimo é não inserir localização nas imagens ou vídeos publicados no Instagram. Se você deseja ter um maior alcance em suas publicações e aumentar ainda mais seu engajamento, insira localização em algumas de suas fotos.

Não necessita ser em todas, se não desejar. Mas, por exemplo, você viajou para algum lugar legal, publicou a foto e não marcou o local. Por que não marcar? Pense nisso! Se deseja que mais pessoas encontrem seu perfil do Instagram, usar localização é uma boa maneira para que isso aconteça.

9- Seguir ou deixar de seguir muitas pessoas em um curto intervalo de tempo

Uma das maneiras mais rápidas de conseguir novos seguidores do Instagram é seguindo perfis de outras pessoas. A estratégia é visitar perfis de pessoas que se enquadrem na descrição do seu Avatar (ou da sua Persona) e seguir essas pessoas.

Quando você segue alguém é ativado o gatilho mental da reciprocidade e haverá uma grande chance de você ser seguido de volta por esse alguém.

Mas para isso acontecer seu perfil deve ser atraente, organizado e ter postagens interessantes na ótica da pessoa que você seguiu, logicamente. Daí a importância de seguir pessoas que se encaixem na descrição do seu Avatar. O grande problema é que algumas pessoas utilizam essa técnica de forma desesperada e vão com muita sede ao pote, seguindo pessoas indiscriminadamente e numa quantidade absurda.

Não cometa o pecado de seguir mais de 50 (cinquenta) pessoas em menos de uma hora. Pois se você seguir muitas pessoas em um curto intervalo de tempo o Instagram irá bloquear essa função de seguir pessoas. E você passará  algumas horas sem poder seguir ninguém.

Isso vale também para mensagens do Direct do Instagram quando se trata de mensagens padronizadas. Se você enviar a mesma mensagem (com o mesmo texto) para várias pessoas diferentes em um curto intervalo de tempo, a função de enviar mensagens no seu Instagram também será bloqueada. Então, siga no máximo 50 pessoas por hora, combinado?! 😉🙌

10- Usar ferramentas de automação

Esse é um problema recente que tem atrapalhado a vida de muitos Afiliados Digitais. ☹️ Contratar um serviço de automação no Instagram é uma mão na roda para muitas pessoas que trabalham com Marketing Digital.

As ferramentas de automação fazem o Instagram funcionar no “piloto automático”, literalmente fazem o aplicativo trabalhar por você 24 horas por dia.  Esses serviços de Automação fazem ações como curtir, comentar, seguir e deixar de seguir, e até mesmo programar automaticamente as suas postagens com data, hora e legendas que você escolheu. Ou seja, com a contratação de um serviço de automação, como o OctoSocial, por exemplo, você deixa de se preocupar com várias ações que você faria manualmente e que gastam muito do seu tempo.

Consequentemente, sobra muito mais tempo para você produzir conteúdo para seus canais! Muito Top, né?! 🤩🤩 O problema é que o Instagram não gosta que essas ferramentas sejam usadas e tem bloqueado a conta de quem as usa de maneira inadequada.

Para usar essa ferramenta de maneira segura você deve programá-la de forma adequada e seguir as orientações de uso que a própria ferramenta traz pra você. Caso você queira conhecer a ferramenta OctoSocial Clique Aqui.

11- Não Compre Seguidores (O Pecado Mortal)

Esse é O Pecado Mortal! Sem dúvida é o pior de todos os pecados que você pode cometer na utilização do seu Instagram e representa  um verdadeiro Suicídio Digital. A melhor forma de aumentar sua base de seguidores nesta rede social é de forma natural. Por isso, você NÃO DEVE comprar seguidores no Instagram, nunca, jamais, sem discussão, cabô, xiu, vai por mim. 😄

É melhor ter um número menor de seguidores, que realmente interagem com seu perfil, do que um número grande, que nem vê suas publicações. Construa um perfil de qualidade e você terá uma audiência de qualidade.

Vou fazer uma pergunta simples para você: qual das opções abaixo você prefere?

A) ter um perfil com 50 mil seguidores e nenhuma venda em um mês inteiro.

B) ter um perfil com 3 mil seguidores e 25 vendas em um mês.

Se você prefere a opção B, então não compre seguidores, agora se você prefere a opção A, é melhor rever seus conceitos kkk…

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E aí, curtiu as dicas de hoje? Comente abaixo! Forte abraço e até a próxima! 😄🙌🙏

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